CONCEITOS

Conceitos

Confira o material didático exclusivo desenvolvido pela Tempo de Hermes! Conceitos
de Cultura, Turismo, Economia Criativa e Territórios Criativos são áreas fundamentais que fortalecem a sustentabilidade dos setores culturais, turísticos e criativos.

Cultura como ética e estética de cada comunidade e de todos os povos. A biodiversidade cultural religa saberes e fazeres dos territórios para promover o desenvolvimento sustentável.
Economia Criativa como dinâmica que valoriza o intangível e que estimula a colaboração entre pessoas, comunidades, instituições, coletivos, sistemas produtivos e redes, reconciliando estratégias locais com processos globais.
Turismo como experiência transformadora, que potencializa valores humanos nos indivíduos, comunidades e sociedades promovendo conexões, redes e aprendizado para a melhoria da vida no planeta.
Territórios Criativos: espaços territoriais (arranjos produtivos locais, polos, bairros e cidades) com potencial de desenvolvimento local associado à identidade ou às identidades culturais próprias da região que impliquem em sociabilidades e vocações econômicas geradoras de atividades criativas e produtivas, desenvolvidas por empreendimentos e comunidades. Os territórios criativos se assentam em processos ou sistemáticas de articulação e gestão compartilhada entre os diversos atores constituintes do sistema territorial, com vistas a atingir objetivos comuns para o seu desenvolvimento.

Conheça os setores culturais, criativos e turísticos em que suas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social.

Patrimônio e Expressão Cultural Tradicional
ARTES VISUAIS
ARTES CÊNICAS
Design, Artefatos e Serviços Criativos
Mídia e Tecnologia
Turismo Criativo